terça-feira, 11 de maio de 2010

A importância do alongamento e do aquecimento antes do exercício

Exercício físico é sempre uma excelente maneira de entrar em forma além de melhorar nossa saúde. De forma geral, qualquer forma de exercício que fazemos, se mantermos uma periodicidade, pode melhorar nossa sensação de bem-estar geral, bem como nossa saúde.
No entanto, embora os benefícios do exercício sejam indiscutíveis, perdemos o foco diante dos grandes benefícios que dele são decorrentes, esquecendo preparações importantes para nosso corpo. Ignoramos e não damos tempo para aquecer e alongar adequadamente e, ao fazer isto, podemos conseguir contusões que irão retardar o processo que nos deixará tão em forma como poderíamos estar tomando pequenas precauções.

Apesar de fascinante, o corpo humano é uma máquina muito frágil. Nossos músculos são elásticos, o que significa que eles são alongáveis, mas há limites para isso. Este limite é chamado de reflexo de estiramento. Simplificando, o reflexo de estiramento muscular é uma contração no músculo em si. Quando um músculo não é devidamente preparado para o exercício, isso faz com que o músculo se contraia, ou aperte-se, causando tensões ou perda de fibras musculares. O aquecimento faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, permitindo maior elasticidade dos músculos.

A melhor maneira de evitar que isso ocorra é se aquecer com uma rotina de alongamentos adequados que incluía alongamentos estáticos e dinâmicos. A combinação destas rotinas de alongamento deve durar entre 15 e 20 minutos. Uma maior ênfase deve ser colocada sobre os músculos que iremos trabalhar. Por exemplo, se formos correr, o aquecimento deve ser focado na parte inferior do corpo.

O aquecimento prepara os músculos para a atividade mais forte e por isso deve ser mais leve que a maior parte do seu treino. Além disso, cada vez que você for aquecer, ele deve ser feito de maneira lenta, com ênfase na forma correta. Dependendo da época do ano, devemos nos preocupar mais com o aquecimento. Durante o inverno, com temperaturas mais frias, os músculos estão mais contraídos, necessitando de mais aquecimento e alongamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Anuncios

Desconto Progressivo!